Pesquisar este blog

domingo, 17 de maio de 2020

Champion Studebaker - 1950


Champion - Studebaker
1950 • 2.786 cc, S6 • 85 cv • 0-97 km/h em 17,6 segundos · 132 km/h

O design dos veículos americanos almejava as alturas nos anos 1950, mas só um carro vinha com um propulsor no nariz: o Studebaker Champion.

O extravagante francês Raymond Lowey era consultor de design para a Studebaker desde 1938. Seu desenho radical para o modelo do Champion quase foi derrotado pelo designer-chefe da empresa, Virgil Exner. "Ex': que depois traria um visual inovador para a Chrysler, criou um design rival impactante para os diretores da Studebaker. Mas Lowey venceu a disputa, e os traços simples e ultramodernos do Champion foram esboçados por Robert E. Bourke.

Infelizmente, o Champion não voa - o motor de 2.786 cc fornecia apenas 85 cv a 4 .000 rpm, uma potência baixa. Mas ele fazia as curvas muito bem, graças à suspensão frontal de molas helicoidais com dois braços triangulares e uma barra estabilizadora. Também havia o piloto automático, desenvolvido por Borg Warner. Esse belo sistema trazia um conversor de torque antiderrapante que impedia a destruição caso a marcha a ré fosse engatada enquanto o veícu lo estivesse em movimento.

Foram vendidos 343.164 modelos a mais ou menos 1.500 dóla res, mas, conforme os propu lsores foram substituídos por sistemas melhores, a Studebaker não foi capaz de cornpetir com os preços baixos de Detroi t. O comprador de cl ássicos hoje em dia deve conseguir um desses veícu los por cerca de seis mil dólares. LT

Fonte: 1001 Carros

Nenhum comentário:

Postar um comentário