Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Cord 810 - 1936



Cord 810 -1936
Exposição de Automóveis
CP Collection - 13-12-2015 - Pato Branco-PR
Foto: Celso Frederico Lago

1936 • 4.730 cc, V8 • 125 cv • 0-97 km/h em 20,1 segundos · 145 km/h

Quando se olha para o Cord 810 dá para entender por que seu projetista, Gordon Buehrig, foi finalista no prêmio Car Designer of the Century dado pela Global Automotive Elections Foundation em 1999. Buehrig começou sua vida profissional na Packard e, em 1929, aos 25 anos, se tornou o projetista -chefe de carrocerias em Duesenberg. Em 1934, começou a trabalhar para a Auburn Automobile Company e, no ano seguinte, deu ao mundo o Auburn Boattail Speedster. Contudo, sua maior realização viria em 1936 quando projetou o carro que o Metropolitan Museum of Art de Nova York descreveu como "a maior contribuição dos Estados Unidos ao design de automóveis: o Cord 810.

A característica mais marcante do Cord (assim como do 812 que se seguiu) era a sua grade em forma de veneziana que ocupava toda a frente do veículo e que ganhou o apelido de "nariz de ataúde". O carro era tão baixo que não precisava de estribos. O interior também era notável, com painel de instrumentos repleto de apliques de cromo, alavancas que se podiam mover com a ponta dos dedos, mostradores de fácil leitura e até mesmo um rádio. O freio de mão tinha um cabo de pistola e os faróis - ocultos no interior do para-lama aerodinâmico - podiam ser erguidos e baixados através de duas manivelas cromadas dentro do veículo. As multidões que se aglomeravam em torno do Cord em salões de automóveis eram tão densas que pessoas subiam em outros veículos apenas para dar uma olhada. E, ao contrário da maioria dos carros, o Cord tinha a sua buzina convenientemente localizada no centro volante em vez de em um pequeno botão difícil de encontrar, perdido no painel. BS

Texto: 1001 Carros



Nenhum comentário:

Postar um comentário