1936 • 4.730 cc, V8 • 125 cv • 0-97 km/h em 20,1 segundos ·
145 km/h
Quando se olha para o Cord 810 dá para entender por que seu
projetista, Gordon Buehrig, foi finalista no prêmio Car Designer of the Century
dado pela Global Automotive Elections Foundation em 1999. Buehrig começou sua
vida profissional na Packard e, em 1929, aos 25 anos, se tornou o projetista
-chefe de carrocerias em Duesenberg. Em 1934, começou a trabalhar para a Auburn
Automobile Company e, no ano seguinte, deu ao mundo o Auburn Boattail Speedster.
Contudo, sua maior realização viria em 1936 quando projetou o carro que o
Metropolitan Museum of Art de Nova York descreveu como "a maior contribuição
dos Estados Unidos ao design de automóveis: o Cord 810.
A característica mais marcante do Cord (assim como do 812
que se seguiu) era a sua grade em forma de veneziana que ocupava toda a frente
do veículo e que ganhou o apelido de "nariz de ataúde". O carro era
tão baixo que não precisava de estribos. O interior também era notável, com
painel de instrumentos repleto de apliques de cromo, alavancas que se podiam
mover com a ponta dos dedos, mostradores de fácil leitura e até mesmo um rádio.
O freio de mão tinha um cabo de pistola e os faróis - ocultos no interior do
para-lama aerodinâmico - podiam ser erguidos e baixados através de duas manivelas
cromadas dentro do veículo. As multidões que se aglomeravam em torno do Cord em
salões de automóveis eram tão densas que pessoas subiam em outros veículos
apenas para dar uma olhada. E, ao contrário da maioria dos carros, o Cord tinha
a sua buzina convenientemente localizada no centro volante em vez de em um
pequeno botão difícil de encontrar, perdido no painel. BS
Texto: 1001 Carros
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