Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Volkswagen Up! - Parte 01

Jornal O Globo de 29 de Janeiro de 2014.

O Up! será o nosso novo Fusca” . A frase de Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, logo após o compacto ser mostrado no Salão de Frankfurt, em 2011, foi o sinal: uma revolução estava por vir.

No ano seguinte o carro fabricado na Eslováquia ganhou as ruas da Europa. A expectativa da Volks foi correspondida: o Up! (a pronúncia é “âp”) levou para Wolfsburg os principais prêmios automotivos—entre eles, o de “Carro do Ano” de 2012.

Três anos depois, é a vez do Brasil. O carrinho chegará às lojas no começo de março cheio de moral. Custa menos do que o Gol G5, é mais seguro que o Jetta e econômico para ecologista nenhum botar defeito. Que revolução!

O visual é simples, mas atraente. De frente, parece estar sempre sorrindo. O desenho do compacto nasceu da prancheta do paulista Marco Pavone, gerente de design da Volks mundial. Feito em Taubaté, o Up! Brasileiro é diferente do modelo europeu —mas é preciso atenção para notar.

Listamos as sete principais mudanças:
1) o brasileiro é 6,5 cm mais comprido— nota-se pelas colunas traseiras um tanto mais grossas;
2) o porta malas aumentou de 221 para 285 litros;
3) a tampa traseira é de aço, para reduzir os custos de produção —lá fora é de vidro super resistente;
4) o “nosso” pode levar uma terceira pessoa no banco de trás, enquanto na Europa vão apenas duas;
5) os vidros das portas traseiras são de subir e descer, enquanto lá fora são basculantes;
6) a suspensão aqui é 2,6 cm mais alta, para vencer quebra-molas; e
7 ) a capacidade do tanque saltou de 35 para 50 litros. Agora é ver como anda o carrinho.
Revolução compacta VW Up! Nacional quer seguir a estrada de sucesso do Gol e do Fusca.
JASONVOGEL






Nenhum comentário:

Postar um comentário