FIAT TIPO
O Tipo veio importado em 1993 e chegou a ser um dos carros mais vendidos no país em 1995.
Importado da Itália, o hatch chegou com pompa e circunstância, pois já era um SUCESSO NA EUROPA.
Inicialmente vendido apenas com motor a gasolina 1.6 e configuração duas portas, o carro tinha equipamentos pouco comuns para a época, como faróis de neblina, e opcionais considerados “de luxo”, como ar-condicionado, teto solar e vidros e travas elétricas, entre outros.
Em julho de 1994, chegava a opção com motor 2.0, injeção multiponto e 109cv. E veio ainda uma nervosa versão 2.0 16v, com potência de 127cv.
Em 1995, com o aumento da alíquota de importação, a Fiat passou a fabricar o hatch em Betim, Minas Gerais. Assim, no ano seguinte, era lançado o Tipo 1.6 brasileiro. E chegou com a pose de ser O PRIMEIRO COM AIRBAG PARA MOTORISTA.
Mas um fato MANCHOU A BIOGRAFIA DO CARRO. UNIDADES IMPORTADAS, com motor 1.6, passaram a INCENDIAR durante manobras de estacionamento. Tal fato acontecia porque vazava fluido da direção hidráulica diretamente sobre o coletor de escape do motor. Aí, o líquido inflamava.
Apesar do recall feito em 1997, o carro parou de ser fabricado. No total, foram vendidas 180.213 unidades, sendo que 12.570 saíram da linha de montagem mineira.
Fonte: O Globo - Carroetc.
Fonte: O Globo - Carroetc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário