Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

SAAB 92



SAAB 92

Enfrentando problemas com a comercialização de aviões em 1945, a Svenska Aeroplan AB (Swedish Aeroplane Limited) precisou diversificar; escolheu produzir automóveis. A inspiração veio dos carros DKW da Alemanha, muito populares na suécia dos anos 30. A SAAB pretendia tornar o seu carro 50% mais rápido, aplicando tecnologia de construção de aeronaves e aerodinâmica.
O primeiro protótipo levou seis meses para ser construído em 1946. Três anos de testes foram realizados até entrar na linha de produção em 12 de dezembro de 1949. Chamado de 92, era um sedã econômico compacto de duas portas e quatro lugares com linhas aerodinâmicas. Ele tinha um corpo leve e forte, construído em torno de uma "célula de segurança" de passageiros e empregava suspensão de barra de torção.
A unidade de propulsão era o próprio motor de dois tempos da Saab, refrigerado a água, um clone DKW acoplado a uma caixa de três velocidades sem sincronização no primeira. Para superar o calcanhar de Aquiles do motor (falta de óleo durante a frenagem do motor), a transmissão apresentava uma roda livre.
O 92 foi certamente idiossincrático. Ele veio em apenas uma cor, verde (cinza, cinza-azulado e preto foram adicionados em 1953). A viabilidade do projeto foi assegurada quando um grande distribuidor sueco se comprometeu a comprar 8.000 unidades em troca de direitos exclusivos de vendas; logo teve uma lista de espera de 15.000 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário